13/07/2015 às 15h10min - Atualizada em 13/07/2015 às 15h10min

Greve do INSS completa sete dias, Agência de Matupá também está paralisada

Olhar Cidade

Servidores do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) de Mato Grosso entraram no sétimo dia em greve nesta segunda-feira (13-07). As 37 agências no estado, segundo Cleones Celestino Batista,

presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Saúde, Seguridade, Trabalho e Previdência Social (Sindsprev-MT), aderiram ao movimento e estão com as atividades paralisadas.

Entre elas, as três agências localizadas em Cuiabá e outra em Várzea Grande, região metropolitana da capital. Batista disse ainda que são realizados apenas os atendimentos agendados pelo telefone 135, que seriam as perícias médicas. Em Cuiabá, os servidores se reúnem na frente de uma das agências do INSS, localizada na Avenida Getúlio Vargas, com banners, faixas e panfletos, como forma de protesto.

A greve, conforme o presidente do Sindsprev, se deu pelas condições precárias de trabalho, como a estrutura física defasada das agências de atendimento do INSS, conforme ele, além da lentidão dos sistemas operacionais. Os profissionais cobram também incorporação de gratificações, contratação de mais profissionais e a realização de concurso público para suprir a demanda.

A categoria reivindica aumento salarial, reajuste médio de 27,9%, e diminuição de carga horária de 40 para 30 horas semanais. Segundo o presidente do Sindsprev, atualmente mil servidores realizam atendimento no estado e todos teriam aderido à greve. Com isso, seis mil atendimentos diários deixaram de ser realizados por conta da paralisação. O salário base atual da categoria é de R$ 800.

Não há previsão de nova assembleia da categoria até que o governo apresente uma proposta diante das reivindicações.

Matupá

A agência do Vale do Peixoto, localizada em Matupá, também está com as atividades suspensas por tempo indeterminado, os beneficiários que procuraram a agência na última semana tiveram que retornar, pois não conseguiram atendimento

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »

Você acredita que a nova Gestão 2017 de Peixoto de Azevedo vai ser melhor que a atual?

44.4%
33.3%
22.2%